Press "Enter" to skip to content

Inscrição Previdência Social – Passo a Passo Completo

A Inscrição na Previdência Social é um direito garantido a todo brasileiro. Assim que faz esse procedimento e contribui com o INSS (órgão vinculado à Previdência), a pessoa garante seu seguro social, que lhe dá direito à aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte, entre outros benefícios.

Você sabe como realizar a Inscrição Previdência Social 2020 para garantir esses benefícios na sua vida? A seguir,  apresentamos um passo a passo para se inscrever, além de outras informações sobre o tema. Acompanhe!

Como funciona a Inscrição Previdência Social 2020?

Inscrição Previdência Social 2020 deve ser feita diretamente no INSS ou em um dos diferentes canais disponibilizados pelo órgão. Quem tem o número do PIS, PASEP ou NIS já possui a inscrição na Previdência Social e não precisa realizá-la.

previdência social 2020

Quando a inscrição é feita e a pessoa efetivamente contribui com o INSS, seja por trabalho com registro em CLT ou como facultativo (quem não é obrigado a contribuir), é possível garantir acesso a todos os benefícios sociais oferecidos pelo governo federal.

Requisitos para a Inscrição Previdência Social 2020

O interessado em fazer a inscrição deve ter documentos pessoais como o CPF em mãos, inclusive se adequar em uma das condições estabelecidas pelo INSS. A seguir, conheça quais são estas condições:

  • Condição de filiado: qualquer pessoa com idade mínima de 16 anos, que deseja contribuir com o INSS de maneira obrigatória (trabalho com registro em CLT) ou por opção (contribuinte facultativo),
  • Condição de não filiado: pessoas com menos de 16 anos ou que precisam se inscrever sem contribuir com o INSS, como curadores, tutores, beneficiários, entre outros.

Como fazer a inscrição Previdência Social 2020

A Inscrição na Previdência Social 2020 pode ser realizada em diferentes canais. Conheça quais são eles e escolha o que mais se adequar ao seu gosto!

Inscrição Previdência Social 2020 pela internet

Trata-se da opção mais prática e rápida de realizar a inscrição, basta ter um dispositivo com conexão à internet. Veja como realizar o procedimento:

inscrição previdência social 2020

  • Selecione a opção “Cidadão”.

inscrição inss

  • Posicione o mouse sobre “Inscrição” e clique em “Filiado”.

passo para inscrição previdência social

  • Preencha o formulário inicial (todos os campos com asterisco são obrigatórios), selecionando a caixa de recaptcha e depois basta clicar em “Continuar”.

formulário inscrição inss

Após, informe outros dados que serão solicitados, como a carteira de trabalho, título de eleitor, RG, entre outros.

Finalize a inscrição e pronto!

Inscrição Previdência Social 2020 por telefone

Opção para quem prefere fazer a inscrição com o auxílio de um atendente. Veja, a seguir, quais são os números para efetuar o processo:

  • 0800 728 0191: ligação gratuita de celular ou fixo;
  • 135: ligação gratuita somente para telefones fixos.

O horário de atendimento é das 7h às 22h de segunda a sábado. Tenha em mãos documentos pessoais para informá-los ao atendente e agilizar o processo.

Se a pessoa a ser inscrita tiver menos de 16 anos de idade, o processo a ser seguido é diferente.

Recomenda-se que seu responsável legal entre em contato com o INSS no número 135 e peça um requerimento de inscrição.

O atendente dará todas as orientações necessárias sobre como funciona o procedimento.

Documentos para Inscrição Previdência Social 2020

Será preciso informar alguns documentos pessoais para fazer a Inscrição Previdência Social 2020. Aqui, apresentamos quais são eles, para você já separá-los e tê-los consigo e otimizar seu tempo:

  • CPF,
  • RG,
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS),
  • Passaporte,
  • Título de eleitor,
  • Certidão de nascimento (se menor de idade e sem CPF e RG).

Um detalhe importante sobre os documentos: não é preciso encaminhá-los ao INSS, basta informar os números diretamente no site ou para o atendente durante o atendimento.

Se precisar confirmar algum dado cadastral específico, o órgão solicita o encaminhamento do documento. No entanto, esse pedido não acontece com frequência.

Datas e locais de Inscrição Previdência Social 2020

A Inscrição Previdência Social 2020 pode ser feita a qualquer momento sem datas específicas.

A ideia é facilitar o acesso ao serviço, bem como o recebimento de contribuições pelo INSS.

No que se refere ao local de inscrição, o procedimento deve ser realizado exclusivamente no site do INSS (na página destinada à inscrição na Previdência Social) ou em um dos telefones do órgão citados acima.