PereiraCorp
Link ao APP: Programas do Governo
pereiracorp.com
Anualmente, milhões de brasileiros realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), exame este que serve como porta de entrada para uma universidade pública, ou possibilita a obtenção de uma bolsa de 50% ou 100% em uma universidade privada.
Se você está pensando em fazer o ENEM neste ano de 2021, mas não sabe nem por onde começar, confira a seguir tudo a respeito de como realizar a inscrição no exame, as datas de cada uma das etapas e muito mais!
Como fazer a inscrição no ENEM 2021?
As inscrições para o ENEM são sempre realizadas pela internet, em um site criado e disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Hoje em dia, para se inscrever no ENEM (ou em qualquer outro programa governamental), é preciso ter uma conta Gov.br, uma conta de acesso único que visa a integração dos programas do governo.
Para criar uma conta Gov.br., é preciso acessar esse site, do Governo Federal, e preencher as informações solicitadas. Preencha-as com muita atenção, pois você usará essa conta para se inscrever em diversos programas do Governo.
Uma vez que você já esteja com a sua conta Gov.br criada, você poderá efetuar a inscrição no ENEM 2021. Para isso, você precisará acessar esse site, do próprio Inep. Nele, você realizará sua inscrição através de uma conversa com a robô Nanda.
Primeiramente, você deverá entrar com a sua conta Gov.br, que você acabou de criar. Simplesmente clique no botão azul e siga as etapas solicitadas.
Depois disso, basta que você responda às questões presentes no formulário que a Nanda apresentará a você. Preencha as informações com muita atenção, pois você já estará realizando a sua inscrição no ENEM 2021!
Caso tenha dificuldades com alguma das etapas, você pode assistira o seguinte vídeo, produzido pelo próprio Inep, para tirar suas dúvidas:
Datas do ENEM 2021
As datas da edição de 2021 do ENEM ainda não foram divulgadas pelo MEC. Porém, com base em edições anteriores, conseguimos fazer algumas previsões de quando cada etapa poderá acontecer.
É importante ressaltar que as datas abaixo são previsões. Há chances de as datas reais serem diferentes, principalmente caso aconteça algum imprevisto. Nesse caso, convém ficar atento ao site oficial do ENEM para não perder nenhum dos prazos.
- Publicação do edital: março de 2021
- Solicitação da isenção da taxa de inscrição: abril de 2021
- Apresentação da justificativa de ausência do ENEM 2020: maio de 2021
- Divulgação do Cartão de Confirmação de Inscrição: outubro de 2021
- Aplicação das provas: novembro de 2021, possivelmente nos dias 07 e 14 de novembro (datas estimadas)
- Divulgação dos gabaritos e dos cadernos de questões: em novembro de 2021, alguns dias após a realização dos exames
- Divulgação dos resultados individuais: em janeiro de 2022, seguido pelas aberturas do ProUni e do SISU.
Quem pode se inscrever no ENEM?
Qualquer indivíduo pode fazer o Exame Nacional do Ensino Médio. Porém, o uso que ele fará da nota que obter no exame diferirá um pouco de acordo com o caso.
Apenas aqueles que já concluíram o Ensino Médio (ou que irão concluir no ano da realização do exame) poderão fazer uso da nota para conseguir uma vaga em uma universidade pública, através do SISU, ou privada, por meio do ProUni, que oferece bolsas de até 100%.
Jovens brasileiros que ainda não concluíram o Ensino Médio e nem irão concluir neste ano de 2021 também podem fazer o ENEM, mas apenas na categoria de “treineiro”. Ou seja, podem fazer o exame apenas para testar seus conhecimentos e se familiarizarem com o processo, não podendo se inscrever nos programas educacionais já mencionados.
Além disso, é importante ressaltar que não basta apenas o indivíduo se inscrever e realizar o ENEM: é preciso que ele fique atento à data de divulgação do resultado individual e à abertura das inscrições para o ProUni e para o SISU, pois é através destes programas que ele tentará conseguir uma vaga em uma instituição de ensino superior.
A inscrição é gratuita?
Para alguns candidatos, sim. Já para outros, não. É cobrada uma taxa de inscrição, cujo valor para a edição de 2021 ainda não foi divulgada. Porém, sabemos, com base em anos anteriores, que a taxa de inscrição fica por volta de R$ 85.00.
Porém, os seguintes candidatos podem solicitar isenção da taxa de inscrição:
- Participante que está cursando a última série do Ensino Médio, neste ano de 2021, em escola pública
- Indivíduo com renda familiar igual ou menor que um salário mínimo por pessoa, e que tenha cursado todo o ensino médio em escola pública
- Candidato em situação de vulnerabilidade socioeconômica, membro de família de baixa renda, que possua Número de Identificação Social (NIS), com renda familiar de até meio salário mínimo ou renda mensal de até três salários mínimos.
Para todos esses casos, é preciso que o candidato informe ao MEC, no período de solicitação de isenção, que precisa de isenção no pagamento da taxa de inscrição. Ou seja, ela não é aplicada automaticamente, ainda que o indivíduo atenda a um dos critérios mencionados acima.