Press "Enter" to skip to content

Hemoglobina Glicada (HbA1C ou A1C)

HbA1c é o seu nível médio de glicose no sangue (açúcar) nos últimos dois a três meses.

Então, qual é o nível ideal de HbA1c quando você tem diabetes? É 48 mmol/mol (6,5%) ou menos.

Os valores da hemoglobina glicada são interpretados da seguinte forma:

  • 4,0 a 5,6% → Resultado normal. Valor esperado para pessoas não diabéticas.
  • Entre 5,7 e 6,4% → Resultado anormal, que indica pré-diabetes, ou seja, elevado risco do paciente desenvolver diabetes a curto prazo.
  • Entre de 6,5 e 7,0% em pacientes sem diagnóstico de diabetes → Resultado anormal, que indica diabetes (ver diagnóstico do diabetes mais à frente para saber mais detalhes).
  • Entre de 6,5 e 7,0% em pacientes sabidamente diabéticos e em tratamento → resultado desejado, que indica controle adequado da glicemia.
  • Entre de 7,0% e 7,9% → Resultado anormal para adultos diabéticos, mas que pode ser tolerado em pacientes idosos ou crianças, pois esses fazem parte de um grupo que tem maior risco de desenvolver episódios de hipoglicemia com a medicação para o diabetes.
  • Acima de 8,0% → Resultado anormal, que indica diabetes mal controlado.

Muitos devem se perguntar: Qual objetivo da A1C devo ter?

As pessoas terão metas diferentes de A1C, dependendo do histórico de diabetes e da saúde geral. Você deve discutir sua meta de A1C com o seu profissional de saúde. Estudos demonstraram que algumas pessoas com diabetes podem reduzir o risco de complicações, mantendo os níveis de A1C abaixo de 7%.

O gerenciamento da glicose no sangue no início do diabetes pode trazer benefícios por muitos anos. No entanto, um nível de A1C seguro para uma pessoa pode não ser seguro para outra. Por exemplo, manter um nível de A1C abaixo de 7% pode não ser seguro se levar a problemas com hipoglicemia, também denominada glicemia baixa.

Um controle menos rigoroso da glicemia, ou um A1C entre 7 e 8% – ou até mais alto em algumas circunstâncias – pode ser apropriado em pessoas que têm

  • expectativa de vida limitada
  • diabetes de longa data e problemas para alcançar uma meta mais baixa
  • hipoglicemia grave ou incapacidade de detectar hipoglicemia (também chamada inconsciência da hipoglicemia)
  • complicações avançadas do diabetes, como doença renal crônica, problemas nervosos ou doença cardiovascular
Referência:
https://www.niddk.nih.gov/health-information/diagnostic-tests/a1c-test?dkrd=/health-information/diabetes/overview/tests-diagnosis/a1c-test