Press "Enter" to skip to content

Vale-Cultura

O que é

O Vale-Cultura é um benefício ligado ao Programa de Cultura do Trabalhador, cujo objetivo é garantir acesso e incentivo aos programas culturais brasileiros.

O auxílio de R$50,00 é oferecido pelas empresas que fazem parte do Programa, e é fornecido aos funcionários de carteira assinada.

O Vale-Cultura dá ao trabalhador a oportunidade de ir a cinemas, museus, espetáculos, teatros, shows, e até mesmo a compra e aluguel de livros, DVDs, CDs, revistas e jornais. Além disso, também pode ser usado para a compra de instrumentos musicais ou programas culturais com um valor mais elevado, uma vez que o crédito é acumulativo e não tem validade.

A Caixa​ é cadastrada junto ao Ministério da Cultura como Empresa Operadora pronta para emitir e disponibilizar o Cartão Vale-Cultura Caixa às empresas.​

Quem pode receber o cartão

O cartão Vale-Cultura é voltado para trabalhadores com vínculo empregatício, ou seja, com carteira assinada, que recebem até 5 salários mínimos.

É de escolha da empresa o número de funcionários que receberão o benefício, desde que esteja garantido primeiramente o auxílio aos trabalhadores que recebem menos de 5 salários mínimos.

Como funciona

Com o cartão Vale-Cultura o trabalhador pode adquirir ingressos para diferentes atrações culturais, além de comprar ou alugar itens musicais, livros, instrumentos.

Em caso de compras de valor maior que o benefício, o usuário poderá utilizar crédito acumulativo, uma vez que não existe validade para o uso do auxílio. Veja a lista completa abaixo:
Produto/Serviço Tipo de aquisição
Artesanato Peça
Cinema Ingresso
Curso de artes Mensalidade
Curso de audiovisual Mensalidade
Curso de circo Mensalidade
Curso de dança Mensalidade
Curso de fotografia Mensalidade
Curso de música Mensalidade
Curso de teatro Mensalidade
Curso de literatura Mensalidade
Disco-áudio ou música Unidade
Dvd-documentários/filmes/musicais Unidade
E-books (streaming) Mensalidade
E-books (download) Mensalidade
Escultura Peça
Espetáculo de circo Ingresso
Espetáculo de dança Ingresso
Espetáculo de teatro Ingresso
Espetáculo musical Ingresso
Equipamentos de artes visuais Unidade
Equipamentos e instrumentos musicais Unidade
Exposições de arte Ingresso
Festas populares Ingresso
Fotografia / quadros / gravuras Unidade
Jornais Unidade
Leitor de livro digital Unidade
Livros Unidade
Música pela internet (streaming) Mensalidade
Música pela internet (download) Unidade
Vídeo pela internet (streaming) Mensalidade
Partituras Unidade
Revistas Unidade
Venda e troca de ingressos pela internet para atividades culturais Unidade
Vídeo pela internet (download) Unidade
Venda de livros pela internet Unidade
Venda de cds pela internet Unidade
Venda de dvds pela internet Unidade
Visitação de espaços culturais Ingresso

O benefício pode ser utilizado em todos os estabelecimentos credenciados no programa e que exerçam atividades econômicas culturais, incluindo compras online.

Vantagens
  • Descontos no Imposto de Renda
    Os participantes serão isentos de encargos e a empresa de lucro real poderá abater a despesa no imposto de renda em até 1%.​​
  • Incentivo à Cultura
    Fornecendo o cartão Vale-Cultura a sua empresa não só incentiva a cultura do país, como dá aos seus trabalhadores maiores chances de aprendizado.​
  • Taxa de Administração Negociáveis
    Quanto maior o número de funcionário recebendo o auxílio, menores as taxas a serem pagas. Procure uma agência Caixa​ para mais informações.​

Onde cadastrar minha empresa

Para realizar o cadastro da sua empresa no Programa de Cultura do Trabalhador e fornecer o Vale-Cultura, a empresa deve estar cadastrada no site do Ministério da Cultura. Escolha a Caixa como empresa operadora dos cartões que serão fornecidos aos trabalhadores. Após esse processo, dirija-se a uma agência Caixa​.​