Press "Enter" to skip to content

Cadastro Único

O que é

​​
​O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza.Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

Quem deve estar inscrito no Cadastro Único
Devem estar cadastradas as famílias de baixa renda:

  • Que ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou
  • Que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal ​tota​l.

Programas e benefícios sociais utilizam o Cadastro Único

​Diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal utilizam o Cadastro Único como base para seleção das famílias:

Como funciona

Como fazer para se inscrever no Cadastro Único:O município promove visitas domiciliares às famílias de baixa renda periodicamente para efetuar o cadastramento. Mas a família que se enquadra nas rendas acima e ainda não está inscrita no Cadastro Único, pode procurar um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social no município e solicitar o cadastramento.

Para que a família possa ser cadastrada, é importante:

  • Ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos.
  • Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor.
  • Exceção: no caso de responsável por famílias indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um dos documentos abaixo. Não precisa ser o CPF ou o Título de Eleitor.
  • Apresentar pelo menos um documento de todas as pessoas da família:- Certidão de Nascimento;
    – Certidão de Casamento;
    – CPF;
    – Carteira de Identidade (RG);
    – Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
    – Carteira de Trabalho; ou
    – Título de Eleitor.

    Levar um comprovante de endereço, que pode ser conta de água ou luz. Não é obrigatório apresentar, mas ajuda no preenchimento do endereço.

    Importante:
    Após o cadastramento da família, é importante manter os dados sempre atualizados.

  • Sempre que mudar algo na família, como nascimento de um filho, mudança de casa ou de trabalho ou quando alguém deixar de morar na residência, o responsável familiar deve procurar o CRAS e efetuar a atualização dos dados da família.​

Perguntas Frequentes sobre Cadastro Único

Quando devo atualizar o meu cadastro?

​Se você mudar de endereço ou de telefone, tiver alguma alteração em sua renda mensal ou no estado civil, no nascimento, adoção ou falecimento de algum membro da família, o seu cadastro deve ser atualizado.

Se a minha renda aumentar, o que devo fazer?

​Procure o setor responsável pelo Bolsa Família em seu município para fazer a atualização cadastral. Leve seu documento de identificação oficial.

Por que é importante manter meu cadastro atualizado?

​Com suas informações atualizadas, é possível identificar exatamente a situação em que sua família se encontra para participação nos programas sociais do governo. E para receber os comunicados dos programas são utilizadas as últimas informações cadastradas.

Eu fiz meu cadastro e ainda não fui selecionado para receber o Bolsa Família ou outro benefício social. Por quê?

​A inscrição no Cadastro Único é um requisito para participar da seleção no Bolsa Família e nos outros programas sociais, mas não garante que a família será selecionada. A seleção acontece mensalmente e quem for selecionado receberá um comunicado oficial pelo órgão responsável.