Índice Glicêmico (IG)
O índice glicêmico (IG), é método proposto em 1981 pelo Dr. David Jenkins, pesquisador da Universidade de Toronto – Canadá, que tem como objetivo avaliar a resposta glicêmica de um alimento no organismo humano. Esse indicador reflete a taxa de absorção e digestão da glicose, ou seja, o potencial efeito que cada alimento contendo carboidratos tem em elevar a glicemia ou açúcar no sangue.
Os alimentos são classificados em baixo, moderado e alto índice glicêmico. Considera-se alto: IG ≥ 70; moderado: IG 56 – 69 e baixo: IG < 55.
Carga Glicêmica (CG)
O conceito sobre carga glicêmica (CG) foi proposto, em 1997, pelo Dr. Salmeron, pesquisador da Harvard Scholl.
A carga glicêmica (CG) é um produto do índice glicêmico (IG) e da quantidade de carboidrato presente na porção de alimento consumido, comparado com o alimento padrão.
Este marcador mede o impacto glicêmico da dieta, sendo calculado pelo produto do IG do alimento pela quantidade de carboidrato, contida na porção consumida do alimento.
Para calcular: Carga Glicêmica = Índice Glicêmico vezes quantidade em gramas de carboidratos em uma porção de um alimento (CHO) dividido por 100.
Equação: CG = IG x CHO / 100
Por exemplo, se a banana (em média) tem um índice glicêmico de 55 e 29 gramas de carboidratos, a carga glicêmica é de 16 unidades.
Então ficaria assim o cálculo: (55×29)/100=15.95.
DOWNLOAD – TABELAS IG/CG
Tabela IG CG de 0 a 100
Tabela Internacional IG CG
Tabela IG CG – Inglês